Atelier Heráldico
Heráldica Familiar

HERÁLDICA

>>

ARMORIAL

>>

HERÁLDICA FAMILIAR

>> BRAVEHEART
ste personagem famoso na história da Escócia também ficou famoso e conhecido pelo mundo afora depois do filme do ator e diretor Mel Gibson, "The Braveheart", "Coração Valente" para nós brasileiros.

Ele realmente existiu, mas não de uma forma tão romântica como foi representado no filme. Muitas cenas foram interpretadas livremente ao gosto do diretor, e por sinal, bem feitas, ao ponto de ganhar o prêmio Oscar de cinema.

Sir Willian Wallace nasceu em 1272 e morreu drasticamente em 1305.

Não se sabe se é lenda ou é fato verídico, mas realmente há a citação de que tudo começou quando ele matou o delegado de Lanark por ter matado sua futura esposa. É fato que Wliian matou, mas é lenda o motivo, o da morte da sua noiva.

A partir daí, sabedor de que seria condenado à morte, Willian tomou as dores de um país em desgosto por causa da Inglaterra que os tratava quase que como escravos. Sua bravura foi se destacando e alguns barões escoceses viram nele o espírito guerreiro que já havia esmorecido entre os escoceses e se uniram e se levantaram contra a Inglaterra.

Com a cabeça a prêmio Willian não tinha mais o que perder e teve algumas vitórias importantes contra os ingleses como a batalha de Stirling Bridge, em 1297. Os escoceses jubilantes o elegeram Guardião da Escócia e lhe deram honrarias e o título de Sir, tornando-o cavaleiro nobre da Escócia. Mas as alegrias duraram pouco.

Em 1298, Lord Edward de Longshanks o rei Edward I em pessoa organizou o seu exército e, na batalha de Falkirk, aniquilou o exército escocês. Willian virou fugitivo por sete anos.

Quando estava na cidade de Glasgow, ele foi traído e levado à Inglaterra para ser julgado. Foi condenado à morte e sua execução foi tão dramática quanto à do filme. Depois foi cortado em quatro partes e espalhado por todo a Escócia, sendo que sua cabeça foi exibida na ponte de Londres.

Nada de imagem existe a respeito dele. Tudo o que se tem são descrições de sua personalidade, grotesca, mas inteligente.

Patrick MacGoohan, ator britânico representando
o rei Edward I no filme "Braveheart"





Tartan Wallace
resistido

Tartan Wallace
antigo

Tartan Wallace
de caça

Tartan Wallace
moderno

O diretor Mel Gibson optou por usar o tartã "resistido", algo que o diretor do filme "Highlander" não fez quando optou por usar o tartã "antigo" dos MacLeods. Veja esta explicação na página do "Highlander"

oi erguida uma torre-monumento em sua honra e posteriormente uma outra maior ainda, bela e pomposa.

Elas se encontram no cume de uma montanha e podem ser vista de longe no vale aonde se localiza. É parada obrigatória para os turistas que visitam os pontos históricos importantes da Escócia.

Vários símbolos se encontram nesta torre e fazem lembrar um dos maiores heróis da resistência do passado escocês. Ao redor desta torre e incrustados nela se encontram gravados em pedra uma estátua de Willian e o brasão do seu clã, entre outras coisas.

Na Escócia existem duas maneiras de representação do brasão de um clã: pelo antigo modo escocês (vemos o brasão do clã Wallace bem acima) e pelo modo "britanizado" (visto aqui ao lado).

Sem dúvida a peça mais importante da torre é a espada que pertenceu a Willian, que foi chamado de "Braveheart". Como se pode observar ao lado, bem abaixo de sua espada se encontra também o tartã do seu clã.

Para você entender o que é um tartã vá à página do Clã dos MacLeods, aonde é explicado algo sobre este que é o principal símbolo de identificação de uma família típica da Escócia.



000c.jpg (833 bytes)