Atelier Heráldico
Heráldica Familiar

HERÁLDICA

>>

ARMORIAL

>>

HERÁLDICA FAMILIAR

>> MACLEOD
Clã dos MacLeods é talvez o mais popular para o mundo fora da cultura britânica (e da escocesa em específico), graças ao filme em série "Highlander", personificado na pessoa do "imortal" Duncan MacLeod, vivido pelo ator Christofer Lambert.

A história verdadeira deste clã começou quando o escocês Leod, filho do Rei Viking, Olavo "o Negro", da "Isle of Man" (ilha do homen) e das "North Isles" (ilhas do norte) herdou as ilhas de Harris, de Lewis e parte da ilha de Skye.

Leod deixou suas terras divididas entre seus dois filhos homens: Tormod e Torquil. Tormod gerou o clã Macleod de Harris e Torquil gerou o clã Macleod de Lewis. Hoje são dois clãs quase distintos, apesar do parentesco. O clã mais conhecido dos dois é o dos Macleods de Harris.


Este clã já teve 28 chefes de clã, tendo agora, na pessoa de Sir John MacLeod of MacLeod, o seu 29º chefe.

É este clã que tem o castelo-moradia que por mais tempo tem sido habitado em toda a Escócia, que é o famoso Castelo de Dunvegan, administrado por John MacLeod.

É uma belíssima construção que começou apenas como uma moradia fortificada no ano de 1280.

Tartan MacLeod
resistido

Tartan MacLeod
antigo

Antigo
tartan MacLeod
vermelho

Tartan MacLeod
moderno


Tartan MacLeod
de Lewis

Esta é a segunda família originária de Leod, o 1º grande chefe dos MacLeods. Note o desenho do seu tartã no "kilt" usado por este gaiteiro.

heráldica escocesa, principalmente a antiga, é diferente de todas as de outros países, pois suas principais peças de identificação em tempos de guerra eram os tartãs. Tartã é uma peça de pano xadrezado que tem cores características para cada  clã ou família e não são imitadas por outra.

Existem basicamente três tipos de identificação de tartãs:

1) o Resistido, que é o pano com as cores originais (mas desbotadas), do tempo em que eram pintados com óleos de peixe e que não davam aspectos tão bonitos e que logo se desbotavam. Por isso hoje em dia não existe nenhum tartã que se possa dar certeza das verdadeiras tonalidades usadas quando foram pela primeira vez trançadas.

2) o Antigo, que é a representação atual mais próxima que se conseguiu do tartã original. Com este tartã tenta-se ver as cores originais como eram vista no ano de 1100, por exemplo.

3) o Moderno, que é a opção que o clã, de uns tempos para cá, adotou para dar mais cor ao seu tartã.

O tartã moderno do clã dos MacLeods de Harris é o que mais se vê sendo usado publicamente.

Se você quiser saber mais sobre este clã, entre no site desta família, clicando em: www.clan-macleod-scotland.org.uk

Brasão dos
MacLeods de Harris
no estilo moderno

Brasão dos
MacLeods de Harris
no estilo antigo

000c.jpg (833 bytes)