Atelier Heráldico
Heráldica Familiar

HERÁLDICA

>>

ARMORIAL

>>

HERÁLDICA FAMILIAR

>> HIGHLANDER

HIGHLANDER, o que vem a ser ou significar este nome ?

Na língua inglesa, higlander é algo ou alguém quem vem ou pertence à highland, que por sua vez significa lugar alto. Não se trata de uma região topográficamente alta, mas sim, de uma região localizada ao norte de seu país.

Seria como dizer que os nascidos no Amapá fossem os Highlanders brasileiros.

No sentido exato da palavra, um highlander é todo o indivíduo que nasceu ou mora na região norte da Escócia, ou região alta, como é chamado por eles.

A região de Highland na Escócia é situada no mapa de lá como que a região norte do Brasil. É uma região que engloba vários estados, ducados e condados escoceses.

Por causa do filme em série "Higlander", famoso nas telas dos cinemas mundiais, este nome chegou a ser considerado apenas mitológico, fazendo com que muita gente achasse que era estória de Holywood.

Mas uma coisa o filme trouxe de positivo: a propagação da cultura escocesa antiga, apesar de que sem muitas explicações pormenorizadas.

Os Clã dos MacLeods existem e não são estória, são história. É um dos clãs (nome dado por eles para uma tribo ou família) mais antigos e tradicionais da Escócia. Possuem um castelo, o Castelo de Dunvegan que é a moradia de clã que por mais tempo tem sido habitada em todo o território escocês. Sua fundação é datada do ano de 1280.

Assim como todos os clãs, os MacLeods tem a sua identidade por parte do brasão familiar e do tartã, que é um pano xadrezado que todo clã possui com características próprias e inimitáveis entre sí.

Tartan MacLeod
resistido

Tartan MacLeod
antigo

Antigo
tartan MacLeod
vermelho

Tartan MacLeod
moderno

No filme série "Highlander" vemos o ator Christopher Lambert usar o tartã tido como "antigo", ou seja, do desenho xadrezado tipificando o tartã com cores originais. Se os diretores do filme quisessem fazer o certo, usariam o tartã chamado de "resistido", pois detém as cores do tempo em que se coloria peças de roupas usando óleos de peixes.
Este processo de coloração não dava muita cor e com o tempo se desgastava, fazendo com que hoje, no séc. XXI, não possamos mais saber as cores exatas usadas na época.

Houveram outras cores adotadas com o passar dos séculos, principalmente porque este clã é dividido em duas grandes famílias e se espalhou por diversos países, chegando a ter hoje (pelas contas oficiais) 17 tartãs conhecidos.

Explicaremos melhor esta questão na página específica do Clã dos Macleods.

000c.jpg (833 bytes)