Atelier Heráldico

HERÁLDICA

>>

ARMAS

>> COROAS >> DIVERSAS [1]

[ Brasileiras ]      [ britânicas ]     [ Diversas - 1 ]     [ Diversas - 2 ]     [ Diversas - 3 ]

Em alemão ela é a "Reichskrone", mas para nós é mais conhecida por "Coroa de Carlos Magno", e foi feita para o Imperador Otto, do Sacro Império de Roma, em 962 D.C.
Famosíssima coroa da Hungria, a "Coroa de Saint Stephen", que o Rei Stephen ganhou do Papa Sylvester II para a sua coroação no natal do ano 1000 D.C.
Feita pelo Rei Rudolf II, na época do Sacro Império de Roma, em 1602. Após a queda e desfacelamento do império, esta coroa passou à Áustria e tomou o nome de "Coroa do Império da Áustria".
Em alemão é "Erzherzogshut", para nós é a "Coroa Arquiducal" do Império da Áustria. Foi doada pelo Arquiduque Maximillian III em 1616. Foi usada em coroação pela primeira vez em 1620, e pela última em 1835.
Coroa de Bayer, do Império Alemão, usada entre 1777 e 1848.
Em 1806, o ducado da Bavária, na Alemanha, foi elevado à condição de reino por Napoleão Bonaparte. O então duque Maximillian foi proclamado Rei Maximillian I do agora Reino da Bavária. Ele mandou fazer esta coroa, apesar de que nunca foi usada como tal, talvez porque só Napoleão pudesse usar uma coroa no seu império.
Coroa Imperial da Rússia, feita para a coroação da imperatriz Catherine II, da dinastia Romanov, em 1762. As duas abas laterais em forma de conchas traziam um significado bizantino representando os lados este e oeste imperiais de Roma que eram ligadas à uma parte central que representava o poder temporal da Monarquia. O rubi é chinês e abaixo dele tem um diamante indiano de 56 kilates.
Em 1881 foi feita outra coroa imitando à do lado, para substituí-la pois aquela era pesada. Esta era menor e mais leve.
Coroa de núpcias, feita para o casamento da imperatriz Catherine II, com o czar Nicolau II da Rússia.
Esta antiga coroa russa do séc. 16 é conhecida como a Coroa de Kazan, e pertenceu ao Rei Ediger Mahmet, último soberano do Estado de Kazan. É ornamentada de pérolas, granadas e turquesas, e é tida como a coroa mais antiga da Rússia.
Esta "coroa-gorro" russa é conhecida como Coroa de Shapka Monomakh da Segunda Ordem, e era feita entre o 13º e 14º séc. Mais adiante, no séc. 17 ela foi usado na ocasião da dupla coroação dos príncipes Muscovitas Ivan e Peter Alexeevich. O irmão mais novo, Ivan usou esta coroa e Peter, o mais velho, usou uma coroa nova.
Esta é a coroa-gorro citada ao lado e também conhecida como Coroa de Shapka Monomakh da Segunda Ordem, porém, usada por Peter Alexeevich, o irmão mais velho de Ivan, por ocasião da dupla coroação dos dois como príncipe. É do séc. 17.
Coroa feita para a coroação de Louis XV, mas ficou famosa por ser a Coroa de Napoleão Bonaparte, que serviu de marco entre o antigo Império de Carlos Magno para o Império de Napoleão. Em 1887 foi vendida e desde lá várias das suas pedras sumiram, inclusive um famoso diamante chamado "Regent Diamond". Hoje está num museu com várias pedras de imitação no lugar das originais.
Tiara da Imperatriz Marie Louise, esposa de Napoleão Bonaparte, usada na famosa cena em que Napoleão, impaciente com a demora da cerimônia de coroação, tira a sua própria coroa das mãos do Papa e põe ele mesmo na sua cabeça.
Esta coroa pertenceu a Louis XV, rei da França.
Coroa feita para a coroação de Charles V Rei da França (1364 - 1380). Não tinha nenhuma pedra preciosa por causa das dificuldades financeiras da época, porém ficou linda por causa do brilho e das multicores gemas minerais.