Atelier Heráldico

HERÁLDICA

>>

ARMAS

>> COROAS >> BRASILEIRAS

[ Brasileiras ]      [ britânicas ]     [ Diversas - 1 ]     [ Diversas - 2 ]     [ Diversas - 3 ]

Coroa de D. João VI.

sta não foi exatamente uma coroa exclusivamente brasileira, mas também pode-se dizer que foi, afinal, foi feita aqui, e com ouro daqui, para um rei que morou aqui.

Ela foi feita em 1817 para a aclamação de D. João VI, como Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

Posteriormente também foi usada para a aclamação dos demais sucessores em Portugal até D. Manuel II.

Uma curiosidade: Desde D. João IV, em 1640, que os reis não usam as coroas para cerimônias de coroação, e sim, de aclamação, assim como a Espanha faz. Nesta cerimônia a coroa só é vista ao lado do coroando, mas não é colocada na cabeça dele.

Os textos e as imagens abaixo foram adquiridas com permissão do site do
Museu Imperial de Petrópolis, na URL: www.museuimperial.gov.br.

Coroa Imperial de D. Pedro II é talvez a peça mais rara e valiosa das coleções nacionais. Esplêndida obra de ourivesaria brasileira, feita por Carlos Marin, ourives estabelecido à Rua do Ouvidor, 139, no Rio de Janeiro, foi fabricada especialmente para a sagração e coroação do jovem imperador, então com 15 anos de idade.

Fornecedor da Casa Imperial, Marin produziu inúmeras jóias e adereços, entre os quais o Globo Imperial, uma das insígnias majestáticas, e o anel da sagração de D. Pedro II. Para a confecção das insígnias de D. Pedro II foram desmanchadas várias jóias de família, conforme consta dos inventários do Arquivo da Mordomia da Casa Imperial, recolhido ao Arquivo Nacional.

Para a coroa, foram aproveitados os brilhantes da coroa de seu pai, D. Pedro I, e um fio de pérolas, herança paterna de D. Pedro II.

Depois de proclamada a República, a Coroa Imperial foi guardada no Tesouro Nacional onde permaneceu até 1943, quando foi transferida ao recém-criado Museu Imperial, de onde, desde então, nunca saiu.

Coroa Imperial de D. Pedro I.
  Ouro cinzelado.
  Manufatura do ourives fluminense Manuel Inácio de Loiola.
  Altura: 36,5 cm. Diâmetro: 20 cm.  Peso: 2,689 kg.

Coroa Imperial de D. Pedro II.
  Ouro cinzelado. 639 brilhantes e 77 pérolas.
  Manufatura de Carlos Marin, ourives da Casa Imperial.
  Altura: 31 cm. Diâmetro: 20,5 cm. Peso: 1,955 kg.