Atelier Heráldico
As Coroas e Coronéis

HERÁLDICA

>>

ARMAS

>> COROAS

Coroa de Bayer, da época do Império Alemão, usada entre 1777 e 1848.

á um consenso geral entre heraldistas sobre a correta nomenclatura desta peça tão importante de um Brasão de Armas, que classifica e tipifica os diferentes graus de nobrezas, as realezas, as armas militares e os domicílios.

Quando se trata de graus de nobrezas, COROA é a peça que se encontra apenas num brasão de REALEZA, e CORONEL é a peça que se encontra nos demais graus, desde cavaleiros até duques.

Também existem as coroas DOMICILIARES e MILITARES, porém estas não servem para tipificar nobreza.

A coroa, na maioria absoluta dos casos, sempre foi o ícone máximo da realeza e na nobreza em geral. Há povos que nunca usaram coroas, há povos que deixaram de usá-las e há povos que ainda usam-nas.

Houve tempo em que a coroa simbolizou poder espiritual além do terreno e por causa deste simbolismo alguns reis de muitos países deixaram de usá-la fisicamente, como no caso de Portugal e Espanha, entre outros.

A heráldica tratou de simbolizar o poder dos nobres em diversos níveis com suas respectivas coroas e coronéis. O desenho delas varia de acordo com o país, chegando até a diferenciar dentro de um próprio país dependendo da época na história e do tipo de governo reinante, como no caso da Alemanha e da França, só para citar dois exemplos. Noutros casos a heráldica para as coroas e coronéis ficaram inalteradas desde que se passou a usá-la, como é o caso de Portugal e Brasil.

Abaixo pode-se ver alguns destes símbolos heráldicos representados em diversos países, em diferentes época da história mundial. Não é uma lista completa pois queremos citar apenas alguns exemplos.

 

REI
Inglaterra.

REI
França.
PRíNCIPE
Alemanha,
Rússia,
Bélgica.
PRíNCIPE
Bélgica,
Noruega.
PRíNCIPE
(infante)
Espanha.
DUQUE
Inglaterra
DUQUE
França, Bélgica.
DUQUE
Itália,
Brasil, Espanha.
MARQUÊS
Inglaterra.
MARQUÊS
França,
Itália,
Espanha,
Noruega,
Brasil.
CONDE
França,
Rússia,  Espanha,
Alemanha,
Brasil,
CONDE
Inglaterra.
CONDE
Bélgica
VISCONDE
Inglaterra.
VISCONDE
Espanha,
Portugal,
Brasil.
BARÃO
França,
Rússia,
Portugal,
Brasil.
BARÃO
Inglaterra.
CAVALEIRO
CAVALEIRO
NAVAL
MURAL

omo você pode observar a heráldica não é uma arte de representação única entre todos os países que a usam. Alguns países criaram suas tradições heráldicas, e vem trazendo-as sem alterações desdes o começo de suas existências. Outros foram se modificando, e outros (como o Brasil, por exemplo) trouxeram já prontas de outros países, no caso: sua pátria genitora, que é Portugal. Portugal, por sua vez, teve sua arte heráldica trazida da Espanha.

Veja agora alguns exemplos de símbolos heráldicos para coroas e coronéis em alguns países:

          Espanha, que difere em pouca coisa da de Portugal.
          Portugal e Brasil. No Brasil esta heráldica foi usada até 1889.
          Inglaterra, que usa a mesma heráldica até hoje.

Curiosidades ...
Veja as imagens das coroas
que o Brasil teve, com
a história de cada uma delas.

Curiosidades ...
Veja imagens de 19 coroas britânicas, desde as mais antigas até as atuais, com a história de cada uma.

Curiosidades ...
Página 1 com imagens de 16 coroas de diversos países ou nações em diferentes épocas da civilização, com a história da maioria delas.

Curiosidades ...
Página 2 com imagens de 16 coroas de diversos países ou nações em diferentes épocas da civilização, com a história da maioria delas.

Curiosidades ...
Página 3 com imagens de 14 coroas de diversos países ou nações em diferentes épocas da civilização, com a história da maioria delas.