www.heraldica.net.br
<<< A Heráldica Imperial Brasileira

HERÁLDICA

>>

ARMORIAL

>> HER. REAL >> BRASIL >>

Brasão do Império do Brasil em metal dourado
encontrado na capa da constituição nacional de 1824.

 

Desde o ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto e colonizado pelos portugueses, que a heráldica também entrou neste país (colônia na época) existindo como heráldica nas regras de Portugal. Éramos então a "Terra de Santa Crz", e desde então temos recebido outros nomes e seus referentes símbolos e bandeiras. Os motivos eram, ora quando eram efetuados os tratados internacionais que Portugal estabelecia com outros países (Espanha, por exemplo), ora quando era invadido (holanda), ora quando se tornava principado (imitação do tipo de principado na Inglaterra, aonde sempre o príncipe herdeiro é o chefe maior de Gales). - Veja estas mudanças heráldicas clicando no link abaixo aonde você verá todas as bandeiras que o Brasil teve.


moeda do tempo de Cabral.

O primeiro símbolo da história brasileira, a Cruz da Ordem Militar de Cristo estava pintada nas velas das 12 embarcações (uma perdeu-se no mar em 23 de março de 1500) que chegaram em terras brasileiras no dia 22 de abril de 1500. É, segundo o que consta da carta do escrivão da esquadra, Pero Vaz de Caminha, a bandeira com essa cruz que estava presente no momento da partida: "...ali estava com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saíra de Belém, a qual esteve sempre bem alta, da parte do Evangelho."

Apesar do Brasil ter se tornado um país soberano e independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, a heráldica ainda continuou a existir, ainda com as regras herdadas. Elas só perderam oficialmente sua validade na data de 15 de novembro de 1888 com a proclamação da república.


Bandeira da
Ordem Militar
de Cristo

Uma coisa interessante muitos brasileiros não sabem, mas a origem da cor verde na nossa bandeira apareceu pela primeira vez na bandeira de D. Pedro II (imperador de Portugal em 1667) quando o Brasil era ainda colônia. Depois ela foi usada novamente na bandeira e símbolos do império de D.Pedro I e D. Pedro II, e continua até hoje na bandeira republicana.

Para nós, da república, o verde significa uma de nossas riquezas naturais: a abundância das nossas florestas. Para D. Pedro I e para o império recém instaurado o significado era outro. De acordo com a biblioteca do Museu Imperial de Petrópolis, citando o livro de Mário Martins MEIRELLES, "Símbolos Nacionais do Brasil e Estaduais do Maranhão", Rio de Janeiro, Companhia Editora Americana, 1972. pág. 36, a explicação é:

"... Por fim, ressalte-se que as cores nacionais simbolizavam a constituição da dinastia imperial brasileira, pelo casamento de D. Pedro com D. Leopoldina: o verde da Casa de Bragança e o amarelo da Casa de Lorena, ascendência materna da nossa primeira Imperatriz".

Esta cor foi usada no manto real, no forro interno da coroa imperial e no manto de veludo que cobria o trono imperial, entre outros usos oficiais reais.

Vale ressaltar ainda, que no pouco tempo em que o Brasil foi monarquia (67 anos), houveram vários símbolos oficiais, a começar por D.João IV até D.Pedro II. Até hoje há divergências sobre qual deles "colou", pois o povo mesmo se encarregou de escolher o modo como gostava de representar o Império, pintando a seu gosto. O último brasão imperial oficial que houve foi o de D. Pedro II. A monarquia foi abolida do Brasil quando a heráldica brasileira começava a caminhar com suas próprias pernas para então tornar-se regulamentada em definitivo.

Clique aqui para ver a nossa representação do Brasão Imperial oficial adotado por Dom Pedro II, de acordo com seus últimos decretos antes da queda do Império do Brasil.

Reprodução de época, em óleo sobre madeira, das armas do Império do Brasil.

Curiosidades ...
Todas as bandeiras do Brasil
desde Cabral, em 1500,
até 1992, data da última alteração.

Curiosidades ...
Veja os Símbolos Nacionais do Brasil República:
a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais,
o Selo Nacional e o Hino Nacional.