Atelier Heráldico

rasões municipais, também menos conhecidos como Brasões de Domínio, ou Brasões Domiciliares, são brasões tanto os de cidades comuns quanto os de cidades capitais.

Infelizmente aqui no Brasil algumas regras heráldicas de brasões domiciliares têm sido negligenciadas da parte de quem os desenha, as vezes por falta de informações, as vezes por falta de instrução correta, e as vezes por relaxo mesmo. O erro mais grave diz respeito ao correto desenho das COROAS MURAIS, que são aquelas coroas em forma de fortificação com torres, desenhadas sobre o escudo.

O CORRETO.
Clique aqui e conheça as corretas regras heráldicas para a heráldica domiciliar brasileira, com exemplos das corretas coroa murais.

O ERRADO.
Clique aqui e conheça os principais erros heráldicos cometidos na heráldica domiciliar brasileira, com exemplos de vários brasões domiciliares brasileiros desenhados incorretamente.

Exemplos de brasões
CRIADOS

Exemplos de brasões
REFEITOS

vago.gif (73 bytes)
[ as marcas dáguas "ATELIER HERÁLDICO" não aparecerão no seu pedido ]
>> Clique aqui e veja a descrição de todos os arquivos que o cliente receberá.
>> Leia abaixo a relação completa dos serviços que oferecemos para cada pedido.

Sobre Nossos Serviços

Partimos do princípio que uma prefeitura dos dias atuais necessita de todos os tipos de arquivos digitais para as mais diversas aplicações gráficas, e para tanto, sabemos que não é suficiente apenas criar o serviço heráldico em si, mas também, fornecer os arquivos digitais necessários. Além disso, sabemos também que para uma prefeitura, não adianta apenas a parte gráfica, mas sim, também a parte teórica que deve ser utilizada para a elaboração e aprovação de qualquer projeto de lei municipal no Legislativo. Assim sendo, oferecemos não somente acessoria técnico heráldica para a elaboração dos símbolos municipais, mas também, os arquivos digitais necessários, bem como também os textos técnicos. Muitos heraldistas criam apenas um único desenho pintado em papel, e somente dão a mais a descrição heráldica do desenho, nada mais que isso. Nós porém oferecemos tudo, como se diz no popular, "a faca e o queijo", ou ainda, "a vara e a pesca", de forma que a prefeitura precisa apenas receber os produtos e usar.

Assim sendo, descriminamos a seguir a relação do que uma prefeitura receberá da nossa parte:

1 - Assessoria heráldica na criação dos símbolos, o brasão e a bandeira:
O cliente, a prefeitura, é orientado a como entender o funcionamento de criação de um símbolo heráldico, e assim ele mesmo contribuir para a tomada das decisões na elaboração de seus símbolos. Há o diálogo entre a criação dos desenhos e a conversação e diálogo até que enfim um desenho final seja aprovado da parte da prefeitura.

2 - Assessoria heráldica na descrição dos símbolos:
Depois que os símbolos são definidos pela prefeitura, nós criamos todo texto que se faz necessario para a criação de um projeto de lei a ser apresentado junto ao legislativo municipal. O texto que daremos já fica pronto para ser inserido no projeto, sem necessidade que qualquer criação da parte de vocês que tiverem que criar o projeto de lei. Damos basicamente dois tipos de textos: o técnico e o justificativo. O técnico é o linguajar próprio da heráldica empregado para descrever um brasão e uma bandeira. Essa descrição técnica tem suas regras próprias e apenas quem é da área tem ciência de suas fórmulas. É importante esse linguajar técnico para que o símbolo permaneça padrão pra sempre, para que cada nova administração gestora municipal não mude algo nos símbolos a cada novo trabalho gráfico que se fizer necessário fazer. Por exemplo: a bandeira tem um formato técnico descrito de tal forma que ela nunca perderá sua proporção de dimenções, e isso desde formatos de pequenas bandeirolas e chaveiros, até mesmo de bandeiras do tamanho de um estádio de futebol, e para isso é utilizado linguajar matemático padrão em todo o território nacional brasileiro.

3 - Assessoria heráldica na criação dos arquivos digitais:
Depois da elaboração e idealização dos símbolos em si, e da descrição deles, vem a parte prática gráfica em si, que nos atuais dias se faz necessário todo tipo de arquivos digitais para serem usados nas mais diversas aplicações gráficas. Antigamente o heraldista desenhava uma só prancheta de desenho, geralmente pintado a guache, e depois a prefeitura tinha que arrumar seu modo de reproduzir o desenho. Esse processo criava os mais diversos resultados visuais, muitas vezes bem distorcidos, pois cada desenhista deveria recriar o desenho dependendo da sua capacidade artística pessoal. Isso ficava evidente quando o desenho tinha que ser reproduzido e costurado em bandeira, ou em cartões de visitas, ou em pintura de carros oficiais, etc. Da forma como entregamos, a prefeitura fica tranquila nesta parte de reprodução gráfica, sem ter que "por a mão na massa" para criar qualquer novo aplicativo. São os seguintes os arquivos digitais:

  • Arquivo em VETOR - Basicamente é o famoso arquivo usado pelo programa Corel Draw e o Adobe Illustrator. Na realidade entregamos num arquivo padrão que pode ser utilizados em quelquer tipo de arquivo vetorizado nos mais diversos programas. Se fôssemos entregar em CDR apenas, programas como o Illustrator podem "entender" certas informações digitais de forma diferente, mudando os tons das cores originais, bem como também algumas formas. Da forma como entregamos, mantem-se padrão as cores, e podem ser abertos e usados até mesmo em programas como o Office Word.

  • Arquivo em JPEG - Quem é do ramo gráfico, sabe que um arquivo vetorizado tem suas facilidades, porém, suas cores são mais "chapadas", e não podem receber textura e aplicações de efeitos que só programas como o Adobe Photoshop podem fazer. Assim sendo, o mesmo desenho recebe nosso padrão de arte final criado no Photoshop, próprio para a necessidade de utilização de um desenho mais bonito.

O que o cliente receberá de nós ?

Coroa mural de ALDEIA

Coroa mural de CIDADE

 

abemos que uma prefeitura necessita muito mais do que uma imagem para colocar num quadro pendurado na parede. São necessários vários tipos de arquivos para as várias necessidades. É pensando nisso que criamos um pacote completo de produtos para bem servir à prefeitura que deseja CRIAR, ou REFAZER os símbolos de sua cidade.

Veja abaixo um brasão que refizemos para o Município de Iturama, em Minas Gerais. Tanto o brasão quanto a bandeira já existiam, e nós executamos o serviço de assessoria heráldica para adequar o desenho às corretas leis da arte heráldica para assim poder entregar ao município um desenho heráldico correto. O erro maior neste brasão era o uso de uma coroa mural de ALDEIA, que era uma coroa de três torres aparentes, sendo as duas das extremidades vistas pela metade. Ao corrigir o desenho foi colocado sobre o escudo uma coroa de CIDADE, que são de cinco torres aparentes, sendo as duas das extremidades vistas pela metade.

 

 

Relação dos arquivos digitais que a Prefeitura receberá de nós:
Além da assessoria heráldica para a execução de todo o trabalho, e dos textos heráldicos
prontos para serem usados na Câmara dos Vereadores no projeto de lei para instituir ou readequar
o brasão e a bandeira, são os seguintes os arquivos digitais que a prefeitura receberá de nós:


[ versão visual diminuida ]

1 - Uma imagem do brasão em arquivo "JPG", próprio para colocar em quadros, nas dimensões digitais de 200 DPI, e nas dimensões de impressão gráfica de 20 x 30 cm ou 20 x 25 cm, de acordo com o desenho.


[ versão visual diminuida ]

2 - Uma imagem do brasão em arquivo "JPG", com fundo branco, nas dimensões digitais de 200 DPI, e nas dimensões de impressão gráfica de 90 x 90 cm.


[ versão visual diminuida ]

3 - Uma imagem do brasão em arquivo "JPG", com fundo branco, nas dimensões digitais de 200 DPI, e nas dimensões impressas de 90 x 90 cm, apenas com as linhas do desenho do brasão.

[ versão visual diminuida ]

4 - Uma imagem colorida do brasão em arquivo "PNG", com fundo transparente, o que possibilita que sua imagem seja adaptada em cima dos mais diversos fundos.


[ esta versão foi idealizada e adotada pela própria prefeitura ]

5 - A Bandeira Municipal. Faz parte do serviço completo a criação da bandeira

Caso a bandeira já exista, apenas vamos refaze-la dentro das regras heráldicas.

Caso a bandeira não exista, será idealizada uma, em conformidade com o cliente, de acordo com as regras heráldicas.

6 - Uma imagem colorida do brasão em arquivo vetorial, que pode ser usado no Corel Draw, Adobe Illustrator ou Macromedia Freehand. É um tipo de arquivo próprio para ser manipulado em quaisquer tipos de trabalhos que exijam "esticamento" e "encolhimento" das dimensões do brasão, como por exemplo para outdoors ou grandes cartazes, ou ainda para outras finalidades como por exemplo timbre para carta, imagens minúsculas que exijam definição sem distorção, etc.


7 - Uma imagem da Bandeira, em arquivo vetorial, próprio para programas como COREL DRAW, Adobe ILUUSTRATOR e Macromedia FREEHAND.

 

Um aviso aos interessados em contratarem os serviços do Atelier Heráldico: Não trabalhamos com brasões que tenham simbologias esotéricas e nem imagens de santos.

Para cada pedido de brasão, seguirão gratuitamente vários brindes. Confira.

Valores

O valor do serviço é de dois salários mínimos, o que dá hoje R$ 1576,00. O processo é o de 50% de entrada, e 50% no dia em que entregarmos a arte.

 

Contato