Atelier Heráldico


Criando e Refazendo Brasões de Municípios

O ERRADO

Representar um município com coroas murais com cores erradas e com números de torres menores que o padrão, infelizmente é um erro muito comum no Brasil. Existem basicamente duas explicações para esses erros:

1) Pelo fato da Arte Heráldica não ser mais algo presente na cultura brasileira, por "praxe", cada Município escolhe a arte de seu brasão sem critério heráldico algum, pois não há Lei brasileira para normalizar as regras heráldicas domiciliares.

2) Muitos brasões foram originalmente criados no tempo em muitos destes municípios eram ainda vilas ou aldeias. O tempo passou, o povoado cresceu, mas seus símbolos não foram adaptados à nova realidade populacional, e nem às regras heráldicas para estas novas situações. Há cidades com mais de 100.000 habitantes, mas que ainda mantêm em seus brasões coroas murais de ALDEIAS, como por exemplo, é o caso da Cidade de Cascavel, no Paraná.

Desde que o Brasil era colônia que se usa a regra heráldica para coroas heráldicas domiciliares, as conhecidas "COROAS MURAIS", do modo como são representadas abaixo. Aqui no Brasil, no início do século XIX, a palavra "VILA" foi aos poucos sendo substituída por "MUNICÍPIO", mas ainda assim muitos povoados continuaram a usar a antiga palavra, tanto é que muitas cidades de numerosas populações ainda têm o nome de VILA, como por exemplo a cidade de Vila Velha, no Estado do ES. Mas independentemente da denominação, o correto uso de coroas murais deveriam ser corrigidos, pois se trata de uma identificação demográfica atualizada, e não apenas nominativa. Assim sendo, o povoado que outrora era uma VILA, e que passou a ser MUNICÍPIO, por questões de crescimento de número de habitantes, deve ser representado por nova coroa mural, adequada à sua nova realidade demográfica.

Veja abaixo exemplos de vários erros clássicos adotados na heráldica brasileira para coroas murais.

- Aplicações de características dadas às Coroas Murais.

Existem algumas pessoas criando brasões domiciliares, e dando à coroa mural algum sentido totalmente fora de contexto.

Na heráldica brasileira, a Coroa mural só tem duas funções característica:
   A) Mostrar através de seu desenho próprio que o brasão é de um domicílio, e não de uma pessoa.
   B) Mostrar através das duas cores básicas se é uma cidade comum (na cor PRATA) ou uma Capital
       (na cor OURO).

Veja dois exemplos de erros neste sentido

Cascavel - PR

De acordo com o texto da criação do brasão, "a Coroa de ouro lembra o orago da cidade, Nossa Senhora Aparecida, Santa que protege a religiosidade e prosperidade da gente de Cascavel.

Além do erro de caracterização errada, há ainda nesta coroa mural os erros da cor errada, da quantidade de torres abaixo do padrão, e do uso errado da cor das portas.

Jaraguá do Sul - SC

De acordo com o texto da criação do brasão, é atribuído à coroa mural a característica de "grandeza".

- Coroas com cores erradas

São José dos Campos - SP

Por causa da cor amarela (cor para OURO), foi dado à esta Cidade o status de Capital, o que só pode acontecer à cidade de São Paulo, Capital do Estado de São Paulo.

O correto é coroa de PRATA com portas em TODAS as torres.

Jaraguá do Sul - SC

Apesar do texto original da criação deste brasão não definir a cor da coroa (o que já é um erro), o brasão é encontrado no site da cidade com esta cor acima, que nem OURO não é, e nem PRATA, parecendo até um MARROM de tijolos de verdade.

O correto é coroa de PRATA.

Avaré - SP

Aqui, além da cor ser errada (OURO ao invés de PRATA), a coroa tem apenas três torres, suas portas estão abertas, e o fundo da coroa tem a cor vermelha, o que não existe na heráldica domiciliar brasileira.

O correto é coroa de PRATA com cinco torres, com as portas pintadas de NEGRO.

- Coroas com número de torres abaixo do padrão.

Há muitos municípios brasileiros com erros como por exemplo os que usam coroa mural de QUATRO TORRES à vista e outros ainda de até TRÊS TORRES à vista. Na heráldica, uma coroa mural de município deve ser de prata e ter CINCO TORRES à vista, sendo que as duas das pontas devem ser vistas pela metade, para dar a entender que está fazendo uma volta, por se tratar justamente de uma coroa. A coroa mural de QUATRO TORRES à vista é reservada para VILA, e a de TRÊS TORRES à vista para ALDEIA ou qualquer outra localidade com classificação menor que aldeia.

São Leopoldo - RS

Pela quantidade de torres encontradas nesta coroa mural, esta famosa cidade gaúcha, e de população considerável, está qualificada a uma mera VILA, classificação esta que já não existe mais. Há ainda o erro das portas estarem "vazada" ou "abertas", o que não existe.

O correto é coroa de PRATA com cinco torres, com as portas pintadas de NEGRO.

Mogi das Cruzes - SP

É um dos mais belos desenhos de brasões de cidades, mas ainda sustenta o antigo desenho de coroa mural dos tempos em que era ALDEIA, classificação já inexistente. Ainda há o erro de ser pintada na cor OURO e ter o seu interior pintado de vermelho.

O correto é coroa de PRATA com cinco torres.

São Leopoldo - RS

Pela quantidade de torres encontradas nesta coroa mural, esta famosa cidade gaúcha, e de população considerável, está qualificada a uma mera VILA, classificação esta que já não existe mais. Há ainda o erro das portas estarem "vazada" ou "abertas", o que não existe.

O correto é coroa de PRATA com cinco torres, com as portas pintadas de NEGRO.

- Demais detalhes comumente encontrados em várias coroas murais

São Paulo - SP

O brasão da mais famosa cidade brasileira tem um dos erros mais clássicos, que é o de não colocar portas na coroa, dando idéia de que suas portas estão "abertas". E para dar a idéia de abertura foi criado um outro erro, o do interior da coroa ser pintado de vermelho para que as portas transmitissem a idéia de estarem "abertas". Muitos criadores interpretam que uma coroa "vazada" ou "aberta" significa "hospitalidade", regra esta que não existe na heráldica.

O correto é coroa com portas pintadas de NEGRO e o sem fundo vermelho.

Florianópolis - SC

Outro exemplo de erro igual ao cometido no brasão de São Paulo, que é não colocar portas, dando a idéia de "abertura", e criando o fundo vermelho para a coroa, o que não existe nas regras heráldicas domiciliares brasileiras.

O correto é coroa com portas pintadas de NEGRO e o sem fundo vermelho.

Botucatu - SP

O único erro deste brasão está na cor das portas nas torres, azul, novamente tentando dar a impressão de que a coroa seria "vazada", e que seu interior seria da cor azul, o que não existe na heráldica.

O correto é coroa com portas pintadas de NEGRO e sem o fundo azul.

Eldorado - SP

O mesmo erro da coroa acima, agora porém com o fundo pintado de vermelho, o que não existe na heráldica.

O correto é coroa com portas pintadas de NEGRO e sem o fundo vermelho.

São José dos Campos - SP

Além do erro da cor dourada, o erro aqui é dar à coroa somente três portas, que são encontradas nas torres laterais e na torre central, e nas duas torres intermediárias existirem apenas janelas.

O correto é coroa de PRATA com cinco torres, cada qual com portas pintadas de negro.

Campina Grande - PB

Aqui não há erro de cor interna da coroa mural, porém, a porta ainda assim está "vazada" ou "aberta". A porta pode também ter sido pintada da mesma cor da coroa, o que é também um erro, já que deveria ser pintada de negro. Há ainda o erro de haverem somente quatro torres, quando o certo é cinco.

O correto é coroa com cinco torres, cada qual com portas pintadas de negro.

Joinville - SC

No brasão acima de Campina Grande, as portas fora pintadas da mesma cor da Coroa Mural, mas neste exemplo as portas foram "vazada" por completo, pois pode-se ver o fundo branco do papel em que o desenho foi feito.
O detalhe acima da porta central não é necessariamente um erro, apesar de que seu simbolismo deveria estar desenhado dentro do ESCUDO.

O correto é coroa portas pintadas de negro.

Itatiaia - RJ

Aqui existem quase todos os erros possíveis: A cor é DOURADA (ou ao menos parece ser), quando deveria ser de PRATA. Há porta somente em UMA das torres, quando na realidade deveria haver uma em CADA torre. Existem apenas TRÊS torres, quando deveriam haver CINCO.

O correto é coroa de PRATA com CINCO torres, com as portas pintadas de negro.