www.heraldica.net.br

<<< anterior 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 próxima >>>

Bandeira
Imperial
do Brasil
(1822 - 1889)
Recusando-se obedecer as ordens das Cortes Portuguesas, D. Pedro, a 7 de setembro de 1822, num sábado de céu azulado, às margens do riacho Ipiranga (Rio Vermelho - do tupi), em São Paulo, proclamou a emancipação política do Brasil, depois de proferir o brado de "Independêcia ou Morte" e de ordenar "Laços Fora!", arrancando do chapéu o tope português, exclamou : "Doravante teremos todos outro laço de fita, verde e amarelo. Serão as cores nacionais ".

Nossa primeira bandeira nacional sofreu uma modificação após quase três meses de existência, transformando-se na Bandeira Imperial do Brasil em 1º de dezembro de 1822:

"Havendo sido proclamada com a maior espontaneidade dos povos a Independência política do Brasil, e sua elevação à categoria de Império pela minha solene aclamação, sagração e coroação, como seu Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo: hei por bem ordenar que a Coroa Real que se acha sobreposta no escudo das armas estabelecido pelo meu imperial decreto de 18 de setembro do corrente ano, seja substituída pela Coroa Imperial, que lhe compete,a fim de corresponder ao grau sublime e glorioso em que se acha constituído este rico e vasto Continente".

Criada por Decreto de 18 de setembro de 1822, era composta de um retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil. Assistiu ao nosso crescimento como Nação e a consolidação da unidade nacional.

O autor da Bandeira do Império do Brasil foi o notável pintor e desenhista francês Jean Baptiste Debret, com a colaboração de José Bonifácio de Andrada e Silva. Debret teve grande participação na vida cultural do Brasil, no período de 1816 a 1831.

Posteriormente, nos últimos anos do Segundo Império - Pedro II -, sem ato oficial, o número de estrelas aumentou para 20, em virtude da Província Cisplatina ter sido desligada do Brasil (1829), e da criação das Províncias do Amazonas (1850) e do Paraná (1853).

AS 19 PROVÍNCIAS EM 1822

ALAGOAS
BAHIA
CEARÁ
CISPLATINA
ESPÍRITO SANTO
GOIÁS
MARANHÃO
MATO GROSSO
MINAS GERAIS

PARÁ
PARAÍBA
PERNAMBUCO
PIAUÍ
RIO DE JANEIRO
RIO GRANDE DONORTE
RIO GRANDE DO SUL
SANTA CATARINA
SÃO PAULO
SERGIPE

Bandeiras e texto extraídos com permissão do site
Brasil República,
www.brasilrepublica.com,
de responsabilidade de Rosangela Pimenta.