Atelier Heráldico

INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 21 >> REGALIAS











































Regalias Reais Espanholas
( Curiosidades os símbolos da monarquia espanhola:)

Clique na Imagem pra amplia-la

Clique na Imagem pra amplia-la

Título do Rei de Espanha
O título completo do monarca espanhol é: Sua Majestade o Rei de Espanha, de Castela, de Leão, de Aragão, das Duas Sicílias, de Jerusalém, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valência, da Galiza, da Sardenha, da Córsega, de Córdova, de Múrcia, de Jaén, de Algeciras, de Gibraltar, das Ilhas Canárias, das Índias Orientais e Ocidentais e das Ilhas e Terra Firme do Mar Oceano, Arquiduque de Áustria, Duque de Borgonha, de Brabante (nos Países Baixos), de Milão, de Atenas e de Neopatria, Conde de Habsburgo, de Flandres, do Tirol, do Roselão e de Barcelona, Senhor de Biscaia e de Molina.

Proclamação
Um rei espanhol não é coroado como rei, mas sim, apenas proclamado como tal. Mesmo que hoje a Espanha seja uma monarquia constitucional, já desde os tempos da monarqui absolutista que os reis espanhóis já não recebiam uma coroa sobre suas cabeças no dia em que ascendiam ao trono espanhol, e por isso não se faz cerimônia de coroação, mas sim, de proclamação.

Símbolos da realeza espanhola
Os símbolos reais espanhóis usados no dia da proclamação de seu monarca são o cetro e a coroa. O cetro tem tamanho normal, porém a coroa tem tamanho descomunal, que não caberia na cabeça do maior dos seres humanos que pudesse existir. A razão disso é símples: trata-se de um costume inicialmente religioso, pelo qual os reis espanhóis dedicavam sua realeza aos santos católicos, e é por isso que não há cerimônia de coroação, mas sim, de proclamação. Uma coroa simbólica repousa na frente do monarca espanhol no dia da cerimônia de sua proclamação.

A Coroa cerimonial espanhola
Assim como também em Portugal, havia a mesma cerimônia de proclamação, mas depois os reis usavam a mesma coroa sobre suas cabeças em cerimônias solenes e eram também retratadas em quadros de pinturas. Porém, só Portugal manteve o costume de ter uma coroa sobre a cabeça de um monarca, sendo que na Espanha, a última vez em que uma coroa espanhola foi retratada sobre a cabeça se alguém está no quadro, de 1852, da rainha Isabel II. Já antes disso, em 1775, foi feita uma coroa simbólica somente para o dia da proclamação, que é a mesma usada até os dias atuais.

Clique nas miniaturas abaixo para ver imagens sobre o cetro e a coroa real espanhola, símbolos da realeza da Espanha.


A última vez que esta coroa tinha aparecido em público foi em 1980, e antes disso em 1975, na proclamação de SM Juan Carlos I, pai do atual rei.


Na manhã de 19 de Junho de 2014 foi o dia da proclamação de Felipe VI, quando novamente a coroa e o cetro são vistos.











































INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 21 >> REGALIAS