Atelier Heráldico

INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 35


























 
Desenvolvemos uma arte mais rebuscada e cheia de detalhes artísticos ao estilo medieval de páginas de livros sagrados, documentos da realeza, e qualquer outro tipo que, por serem difíceis de se fazer, eram por isso caríssimas na sua época.

Histórico do Serviço:

Em alusão à SEMANA DA PÁTRIA, apresentamos nossa arte do BRASÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL. Este brasão teve algumas modificações desde seu primeiro modelo idealizado pelo francês Debret em 1822. Que se tem notícia, o desenho da sua última versão pode ser visto no documento da Lei Áurea apesar de que lá mesmo foi desenhado a fita e a medalha da Imperial Ordem do Cruzeiro do Sul, algo não oficializado (nem que sim e nem que não) para o brasão imperial.
Há uma infeliz peculiaridade na heráldica brasileira da época do Império do Brasil, que é o fato de que nunca foi estabelecido oficialmente um tratado de regras heráldicas. Com isso até mesmo o símbolo máximo do Brasil Imperial jamais foi especificado oficialmente nos seus detalhes, apenas nas suas questões gerais. No pouco tempo que existiu o Império do Brasil houve muitas versões deste brasão, até mesmo entre os modelos usados nos documentos oficiais imperiais. Nossa versão é uma das que se estava em voga nos últimos tempos.
Notas técnicas:
  1. Apesar de também ser algo muito usado, a capa que encobre o brasão não é uma peça obrigatória no desenho. Nossa capa desenhada também tem uma peculiaridade, que é o modelo verdadeiro  de cúpula que estava acima do trono de D.Pedro II. Esse modelo de cúpula pode ser visto no Museu Imperial de Petrópolis. No rigor heráldico, nossa capa é mais uma alegoria do que uma capa heráldica, técnicamente falando, pois a rigor o manto deveria ser vermelho e não verde, sem essa cúpula, e pra completar,  sobre ela deveria repousar a mesma coroa imperial usada no brasão imperial. Preferimos adotar o modelo alegórico de capa para nossa apresentação.
  2. Em tese heráldica, um brasão de armas heráldico padrão não tem capa (por ser apenas um adorno permitido, mas não oficial) e é constituido apenas pelo escudo, pelos timbre (nas suas diversas formas) e apoios (também nas suas diversas formas), quando houver. Listel com o motto é um artifício artístico mas não uma peça regular num brasão de armas. O Brasão de Armas do Império do Brasil é constituido pelo escudo e como timbre tem uma coroa imperial e como apoios tem um galho de café e um galho de fumo ladeando o escudo, unidos por uma fita que variou de cor de tempos em tempos. As muitas versões artísticas desta configuração, sem uma definição textual oficial da parte do Império, é que faz com que se veja tantos desenhos diferentes desta mesma peça heráldica.
O tamanho gráfico para impressão é de 20 cm x 25,0 cm em 300dpi.

Clique nas miniaturas abaixo
para ver os detalhes em tamanho real.

Observação:
As marcas dágua "ATELIER HERÁLDICO"
não aparecerão na arte que o cliente comprar.


























INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 35