Atelier Heráldico

enominamos apenas de "logotipo" a arte criada para servir de símbolo representativo de uma congregação - seja ela da igreja romana, ou anglicana, ou ortodoxa ou protestante - pois nem todas são desenhadas estritamente dentro das regras heráldicas.

No caso específico das artes para as congregações da Igreja Católica Apostólica Romana, há algumas regras de padrões heráldicos preestabelecidas pela própria ICAR para caracterizar suas diversas congregações, como por exemplo: um priorato, uma paróquia, uma diodese, uma arquidiocese, uma abadia, uma basílica menor e uma uma basílica maior. Ainda assim, muitos párocos, principalmente, decidem criar seus símbolos em formatos diferentes. Apesar disso, é nossa função profissional esclarecer sobre estas nuances heráldicas, e o cliente decide a respeito.

Como criar o brasão ?

Valor deste serviço:

Um aviso:

Nós criamos e refazemos brasões eclesiásticos, mas gostaríamos de deixar avisado que não criamos ou refazemos brasões que tenham figuras de santos, mitológicas e esotéricas, mas aceitamos simbolizar algo que represente Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Sobre Nossos produtos:

- Não é uma arte pintada à mão; é arte digital.
- O cliente não receberá uma imagem impressa em papel; receberá o serviço via Internet, com alta definição de resolução, a ser impresso em qualquer tipo de impressora, desde as caseiras até as à laser coloridas.

"Brasões Congregacionais" e "Logotipos Congregacionais - Arte Livre"

OBS: Fazemos uma distinção técnica entre "Brasões Congregacionais" e "Brasões Congregacionais - Arte Livre". Em tese ambas as artes são usadas igualmente como um símbolo identificatório congregacional, seja uma Paróquia, seja uma Diocese, seja uma Arquidiocese, uma Abadia, uma Basílica Menor, etc. A única diferença técnica é se o cliente nos pediu para criar um desenho nos padrões heráldicos tradicionais ou se nos pediu para criar o desenho com detalhes a mais, com características livres, a seu próprio critério pessoal, por isso a diferença nominal "Arte Livre".

Um brasão congregacional tradicional é dividido por três informações visuais:

          1 - Pelo ESCUDO , que é a peça principal, aonde são postos os símbolos representativos;
          2 - Pelo TIMBRE, que é o conjunto de símbolos heráldicos que classifica hierarquicamente uma congregação, que vão atrás e acima do escudo, nas seguintes configurações:
                    - Paróquia = Cruz Processual de uma haste horizontal;
                    - Diocese = Cruz Processual de uma haste processual e um Báculo Processual decussados e sobre o escudo uma mitra episcopal;
                    - Arquidiocese = Cruz Processual de duas hastes horizontais e um Báculo Processual decussados e sobre o escudo uma mitra episcopal;
                    - Abadia = Báculo Processual e sobre o escudo uma mitra episcopal;
                    - Basílica Menor = Chave de ouro e chave de prata decussadas sobre um Ombrelino, todos atados por uma corda vermelha;
          3 - Pelo LISTEL, nome técnico dado à faixa, e nela se escreve somente duas informações à escolha, ou o nome da congregação (seja paróquia, diocese, etc) ou um lema.

Nós classificamos como "arte livre" qualquer informação visual fora destas características, mas de forma alguma deixará de ser um símbolo identificatório da congregação. Apenas nos foi pedido para usar critérios extra heráldicos.

Sem impedimentos: Não impedimos a ninguém de querer criar seu símbolo fora dos padrões heráldicos tradicionais. Apenas como profissionais da arte heráldica é nosso dever dar as orientações pois querermos que o cliente seja informado sobre os procedimentos heráldicos tradicionais, e o cliente é quem decide, por isso, atendemos da mesma maneira quem queira seu símbolo dentro das normas heráldicas ou como arte livre.

Exemplos de Brasões Congregacionais criados por nós.
( Todos estes exemplos foram criados juntamente com os clientes.)

Brasões Congregacionais
Padrão

Brasões Congregacionais
Arte Livre

vago.gif (73 bytes)

Um aviso aos interessados em contratarem os serviços do Atelier Heráldico: Não trabalhamos com brasões que tenham simbologias esotéricas e nem imagens de santos.

Para cada pedido de brasão, seguirão gratuitamente vários brindes. Confira.