Atelier Heráldico

Inventando Brasões Familiares

Os brasões de
Sua Alteza Real, Príncipe Willian de Gales
e de
Catherine Elizabeth Middleton, Princesa Willian de Gales.

Em comemoração do casamento real mais recente, o de Sua Alteza Real, Príncipe Willian de Gales, Duque de Cambridge, com Catherine Elizabeth Middleton, agora também Sua Alteza Real Duquesa de Cambridge, o Atelier Heráldica apresenta sua arte para os brasões do casal.

Apresentamos a   versão conhecida como  "escudo de armas", em que se vê apenas o escudo e o timbre do brasão de armas completo.

São os brasões de SAR Willian, de SAR Katherine quando ainda era solteira, e o brasão que ela usa agora como casada.

Escudo do brasão de armas Sua Alteza Real, o Príncipe Willian de Gales, Duque de Cambridge, Conde de Strathearn e Barão Carrickfergus.

Este é o escudo de armas de SAR Willian como Príncipe. O escudo tem os mesmos elementos do escudo real do Reino Unido, porém, o coronel heráldico é específico de quem é filho do herdeiro ao trono britânico. ( clique aqui e veja os coronéis heráldicos de acordo a classificação de nobrezas no Reino Unido da Grâ-Bretãnha )

Outra peça que caracteriza este escudo é a presença do label, que é a peça branca horizontal com hastes para baixo, que na heráldica britânica serve para classificar visualmente o grau de descendência do armigerado. Há uma série de convenções, e a deste escudo mostra que se trata de um filho primogênito.

O brasão de SAR Willian foi recebido por ele quando completou 18 anos.

Quando seu pai ascender ao trono britânico, SAR Willian será então o Príncipe de Gales, e o label será retirado, e surgirá um escudete sobre o escudo, com as armas do País de Gales, e o coronel será o de Príncipe de Gales

Quando SAR Willian finalmente for Rei, usará o mesmo brasão que atualmente SM Elizabeth II usa, ou seja: sem nenhum sinal heráldico sobre o escudo, e com a coroa de Monarca.

detalhe 1 desta arte.
detalhe 2 desta arte.
detalhe 3 desta arte.


Escudo do brasão de Catherine Elizabeth Middleton, conhecida popularmente como Kate, usado por poucos dias enquanto era solteira.

A família Middleton não possuia armas, e a arte foi criada a menos de um mês do casamento, pois era preciso um para depois compor o brasão do casal.

Um mesmo brasão de armas tem que ser desenhado com peculiaridades diferentes para representar quem é o chefe da família, quem é a esposa, quem são os filhos, e se são mulheres ou homens. Neste caso o formato é losangular, o que representa que é brasão de uma mulher. Outra forma de representar uma mulher solteira é o formato oval. A fita azul sobre o escudo representa que é uma mulher solteira. A mesma versão é usada por sua irmã mais nova que ainda é solteira, a Philipa.

O sistema heráldico do Reino Unido tem suas particularidades, e na concepção destas armas se definiu que: os três galhos de Carvalho de ouro com suas bolotas, que heraldicamente significa força, aqui passaram e representar também os três filhos dos Middletons: Catherine, Philippa e James. O chevron de ouro, que lembra um "V" invertido, alude ao nome de solteiro da mãe de Catherine, Carole, que era Goldsmith. As duas orlas de prata que contornam o chevron aludem ao amor da familia Middlenton aos picos e montanhas encontrados no distrito de Lake, na Inglaterra, e à prática de esqui. As cores azul e vermelha foram escolhidas por serem as duas encontradas na bandeira do Reino Unido. Muito provavelmente todo este sistema de cores foi escolhido também tendo em vista a melhor composição visual do brasão de casados de SAR Willian e Katherine.

detalhe 1 desta arte.
detalhe 2 desta arte.
detalhe 3 desta arte.


Assista ao vídeo do jornal londrino on-line, www.mirror.co.uk, entrevistando Sir Thomas Woodcock, atual Rei de armas da Ordem de Garter, o principal Rei de armas de todo o Reino Unido, presidente do Colégio de Armas do Reino Unido www.college-of-arms.gov.uk, apresentando a arte que estava sendo preparada para ser registrada oficielmente.

O vídeo mostra o brasão dos Middletons sendo redesenhado, agora recebendo o acabamento final, inclusive com técnica de iluminação à base de tinta metálica imitando o ouro. Um processo bem mais caro seria usar lâminas de ouro de verdade.

O custo total do serviço, incluindo arte, registro, e proclames, custou 4000 libras esterlinas, moeda britânica, o que equivale a pouco mais que R$ 10.500,00.


Escudo do brasão de armas de Sua Alteza Real Catherine Elizabeth Middleton, Princesa Willian de Gales, Duquesa de Cambridge, Condessa de Strathearn e Baronesa Carrickfergus.

O desenho é a união dos elementos enteriores, as armas do esposo, SAR Willian, e das da família dela, os Middletons.

A diferença agora é o formato, que passa a ser o tradicional inglês, já que ela é agora casada. Pelas convenções heráldicas, do lado direito (lado esquerdo de quem vê) ficam as armas do marido e do lado esquerdo (lado direito de quem vê) ficam as armas da família da esposa.

Sobre o escudo repousa o timbre, que aqui no caso é um coronel de nobreza, especificamente de filho de herdeiro presuntivo ao trono do Reino Unido da Grâ-Bretãnha.

detalhe 1 desta arte.
detalhe 2 desta arte.
detalhe 3 desta arte.